GOVERNO LANÇA PACOTE DE MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO DO ESTADO

“O candidato será eleito por um período de três anos. Mas antes, deverá se submeter a um curso de especialização de gestão escolar de 360 horas. Após eleito, ao tomar posse, assinará contrato de gestão se comprometendo com metas anuais de qualidade de ensino e aprendizagem. A cada ano ele será avaliado pelo cumprimento daquelas metas”, explicou Jorge Carvalho em entrevista à imprensa.
A outra mudança trata do Sistema de Avaliação da Educação Básica, por meio do qual o governo fará uma avaliação anual do desempenho das escolas públicas desde o 2o ano do ensino fundamental, passando pelo 5o e 9o anos do ensino fundamental. De acorco com o secretário, o exame será feita por uma auditoria externa contratada pela Seed.
A terceira mudança do pacote é estimular as escolas a darem o seu melhor. Para isso, usará o “Prêmio Ofenísia Freire”. Como estímulo, premiar várias unidades em todo o Estado. “A cada ano, iremos premiar as 30 melhores escolas com um cheque que varia entre 50 mil e 500 mil reais, para que, mediante um plano de aplicação previamente aprovado pela Seed, a unidade de ensino invista no aperfeiçoamento da sua infraestrutura”, confirma Jorge Carvalho para concluir em seguida que todos os professores das escolas premiadas vão receber um cheque equivalente ao último décimo terceiro salário recebido. E mais: Serão premiados também todos os funcionários administrativos e todos os dirigentes da escola, e cada aluno receberá uma poupança no valor de mil reais, e só poderá sacar no dia em que concluir o ensino médio.
A quarta e última mudança é o projeto "Sergipe para o Mundo", que proporcionará aos estudantes a participação em um intercâmbio internacional. A partir de 2016, mais de cem alunos serão selecionados para fazer intercâmbio em 6 países (Canadá, Estados Unidos, Chile, Argentina, Espanha, Inglaterra e Nova Zelândia ), onde passarão um semestre letivo. “A escolha desses alunos passará por alguns critérios, como o melhor aproveitamento escolar entre os que se candidatarem, melhor aproveitamento em língua estrangeira e maior assiduidade”, explicou. Essa ideia foi adotada este ano em Pernambuco levando vários estudantes para o exterior. O problema é como capacitar alunos em língua estrangeira em salas com um número superior a 40 deles.
Esse pacote está apenas no papel, falta autorização do parlamento para cumprir sua funcionalidade.
GOVERNO LANÇA PACOTE DE MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO DO ESTADO
Reviewed by Unknown
on
05:29
Rating:

Nenhum comentário: