ENCONTRO PEDAGÓGICO URGE UM PLANO PARA A EDUCAÇÃO
ASecretaria Municipal de Educação acertou em cheio novamente ao promover o Encontro Pedagógico na Escola Agrícola abrindo assim o ano letivo de 2015. Válido mais pela escolha dos palestrantes. Se em 2014 a temática esteve voltada para a "Avaliação"; este ano um tema espinhoso e que suscita a participação de todos - o Plano Municipal de Educação.
Para falar sobre o tema, foi convidada uma das diretoras executivas do Sintese (região Centro-Sul), Leila Morais. Ela não só esmiuçou o Plano Nacional aprovado em junho último pelo congresso nacional como também apontou o que deve ser feito para realização da mesma proposta em Poço Verde para aprovar o Plano Municipal de Educação tais como: audiências públicas, constituintes, fórum e, consequentemente, o Congresso Municipal de Educação. Por conseguinte, encaminhar ao Legislativo para ser aprovado até junho deste ano.
Leila ainda cutucou em algumas feridas da gestão educacional e abriu os olhos para problemas que dizem respeito não só ao papel do professor como também da comunidade escolar. Feitas as considerações de quem estava compondo a mesa incluíndo o Secretário Municipal de Educação, Paulo Roberto Caduda, o prefeito municipal, Thiago Dória, o presidente do Conselho Municipal de Educação Domingos, Andreia Gois e Fátima Almeida, a reunião pedagógica rendeu bons frutos.
Plano de Estado - Sob a assertiva de que a aprovação do PNE não é meramente um Plano de Governo, mas sim um Plano de Estado, Lílian chamou a atenção para as especificidades de todas as 20 metas a serem atingidas nos próximos dez anos. No entanto, muitas delas devem ser cumpridas a curto prazo e dentre uma ou outra diretriz, a indicação de urgência, urgentíssima para realização de grupos de estudos com a finalidade de cumprir a proposta do governo federal. Caso contrário, a perda de recursos para o município!
Diferenças- O Secretário Paulo Caduda aproveitou para agradecer a todos os professores pois "2014 foi melhor do que 2013. Confesso que pela primeira vez vi uma categoria mais motivada. Foi um ano mais tranquilo em relação ao transporte de estudantes. A rede fechou o ano na data correta e dando a possibilidade de inicar agora em fevereiro!".
O bom resultado também foi visto pelo presidente do Conselho de Alimentação Escolar. Para Domingos, "2014 foi o ano que os recursos com alimentação escolar foram usados conforme o FNDE sugere e exige. 2013 não fez o dever de casa e as contas foram bloqueadas!", concluiu.
Sobre a possibilidade de o novo piso salarial não ser pago, Caduda desmentiu a informação e assegurou que "a tabela já está pronta e o impacto será de 90 mil reais na folha. Será encaminhado à Câmara assim que os vereadores voltarem do recesso depois do Carnaval", justificou o secretário. E mais: "Não deixaremos de pagar o piso. A maior preocupação é a carga de vocês em sala de aula que às vezes o professor tem de dar uma educação que o país não dá!", ratificou o prefeito Thiago Dória.
O encontro pedagógico dará continuidade até sexta-feira (06) quando professores concluirão o planejamento por área do conhecimento e por escola para composição de conteúdos, estratégias, projetos e outros encaminhamentos para o ano letivo de 2015.
ENCONTRO PEDAGÓGICO URGE UM PLANO PARA A EDUCAÇÃO
Reviewed by Unknown
on
13:26
Rating:
Nenhum comentário: