EXCESSO DE ÁLCOOL LEVA DEZENAS DE JOVENS AO HOSPITAL
Na madrugada de sábado para domingo, dezenas de jovens foram levados desacordados para clínica da saúde local. O motivo: excesso de álcool. E pasmem, a maioria era formada por mulheres. "Chegava gente a todo instante e, por incrível que pareça, a grande maioria era de meninas alcoolizadas!", relata um funcionário à CNNPV."Quando um era liberado depois de tomar soro, outro aparecia no mesmo instante. Toda hora o corpo de bombeiros trazia alguém na ambulânca. Nunca vi uma coisa daquela!", descreve outro funcionário. "A gente liberava assim que o paciente melhorava. Aqui não tem internação, trabalhamos como pronto-atendimento!", conclui.
O consumo abusivo de álcool entre a juventude aqui em Poço Verde pode se tornar um problema de saúde pública a curto prazo. Uma pesquisa realizada por alunos dentro da EM Porfírio V. Da Silva via projeto sobre "Álcool na adolescência" detectou um percentual aproximado do resultado obtido na pesquisa nacional envolvendo adolescentes entre 13-15 anos do ensino Fundamental II (9o ano). 50,3% deles já tomou alguma bebida alcóolica; e 21,8% destes tiveram episódios de embriaguez. E o pior, nessa faixa etária, o consumo maior fica entre as meninas (51,7%). Lá, a conscientização foi maciça por que desde 2013 os professores percebiam alto consumo por parte da ala feminina a ponto de dormir durante as aulas da segunda-feira.
Ainda sobre a proposta de conscientização, o projeto se estendeu à outra escola do interior. Numa reunião de pais da EM Caçula Valadares, o tema foi abordado e depoimentos corroboraram com a pesquisa. Uma mãe relatou que não tinha mais poder sobre a filha porque "os amigos traziam a má influência". Outra mãe ainda gestante, relatou que toda vez que o filho de 13 anos retornava da escola ia para uma localidade vizinha beber com os amigos e só retornava depois das onze da noite. E o agravante, todos os dias. Indagada por que não tomava uma postura, ela explicou que como o pai não se importava, não podia se "desgostar muito" para não perder o bebê.
De lá pra cá, o comportamento dos alunos mudou bastante, porém uma campanha de conscientização precisa dar continuidade à proposta haja vista que hoje em dia virou glamour postar fotos em redes sociais com alguma garrafa de bebida. Na década de 70, glamour mesmo era fumar cigarro tamanha influência da tv na vida das pessoas. Atualmente, a música e as campanhas publicitárias de cerveja infuenciam em parte o uso excessivo de bebida alcóolica entre os mais jovens.
Esse novo tipo de glamourização da bebida chegou até ao transporte que leva estudantes à faculdade. Nessa época de festa junina, a sexta-feira é regada a excesso de bebida ao longo do percurso. Fotos via rede social comprovam como a antiga prática já virou rotina. Por enquanto, ainda não foram barrados por nenhuma fiscalização. O risco maior mesmo é o de um grave acidente.
Além dos fatores genéticos e da influência dos amigos, há de se considerar que o jovem estudante precisa de um acompanhamento não só familiar, mas também da escola e do governo. Do contrário, teremos de ver cena como aquela: um a um adentrando o hospital com o diagnóstico de excesso de álcool. Felizmente naquela madrugada, nenhum deles teve coma alcóolico.(foto ilustrativa: vidadejovem)
EXCESSO DE ÁLCOOL LEVA DEZENAS DE JOVENS AO HOSPITAL
Reviewed by Unknown
on
16:49
Rating:
Reviewed by Unknown
on
16:49
Rating:

Que vergonha para o município de Poço Verde, a notícia está repercutindo até aqui em Aracaju. Parabéns...kkkkkkkkkk.
ResponderExcluir